sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Modelo 3D da calçada romana identificada em Chaves.

Em 2010 no âmbito de um projecto de execução de sondagens arqueológicas, para avaliação e posterior acompanhamento arqueológico na Rua 1º de Dezembro em Chaves, identificámos uma calçada do período romano datada do baixo império.

Modelo fotogramétrico da calçada da Rua 1º Dezembro em Chaves



Esta calçada, devido à sua localização e orientação poderá ser eventualmente a via pomeria que delimitaria a cidade Baixo-Imperial.


Modelo fotogramétrico da calçada da Rua 1º Dezembro em Chaves


De referir que se trata até ao momento do único troço de calçada em bom estado de conservação identificado em Chaves.


Localização da calçada na Rua 1º Dezembro em Chaves

Nesta intervenção foi possível identificar diferentes fases de ocupação do local.
A fase mais antiga de ocupação, na qual se insere um muro, provavelmente pertencente a uma unidade habitacional, é datada do Alto Império.

Numa segunda fase temos as estruturas relacionadas com o período Baixo-Imperial, um
troço incompleto de calçada onde se podem observar marcas de rodado, bastante incompleto, principalmente a norte e um muro paralelo a esta.
Da mesma fase temos ainda uma canalização situada entre o muro e a calçada e uma outra canalização que cruza a calçada e liga à anterior. 
O muro UE 024, cuja finalidade não foi possível determinar, encosta ao muro UE 068 e mantém o mesmo alinhamento deste.

Uma terceira fase está relacionada com o saque de parte das lajes da calçada e destruição de possíveis estruturas existentes no local, hipótese levantada dada a existência de vários níveis de incêndio.
Pela análise dos materiais dos níveis de incêndio esta fase terá ainda ocorrido no baixo império no seu período de declínio.

Numa quarta fase, provavelmente relacionada com o período medieval, a área terá sofrido diversos aterros com terras vindas de outros locais, pois os materiais desses aterros são essencialmente de cronologia alto-imperial. Durante esta fase o local não aparenta ter tido ocupação permanente.

A quinta e última fase corresponde ao período moderno/contemporâneo onde se
destaca uma calçada em granito bastante danificada,e uma canalização que estará relacionada com as casas e ruas ali existentes nos anos 20/30.

O relatório final encontra-se disponível para consulta no link: 

https://www.academia.edu/8569256/Relatorio_Final_Rua_1o_Dezembro_Chaves


Sem comentários:

Enviar um comentário