sábado, 27 de setembro de 2014


Capitel de época romana

Mais um modelo 3D realizado pela Archeo3D  através de fotogrametria.







sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fotogrametria Digital


Mais um modelo 3D realizado por nós através da fotogrametria digital.
Desta vez de uma lucerna de disco com a representação do deus Hélio.



As inscrições no curso Introdução á fotogrametria digital e a sua aplicação no Património” continuam abertas na página da Universidade de Burgos http://www3.ubu.es/ceu/?page_id=8619




Onde introduziremos os alunos no domínio das técnicas fotogramétricas para obter modelos 3D que ajudem na documentação, análise e reconstrução de elementos patrimoniais, tanto arqueológicos como histórico-artísticos. Durante o curso abordaremos, como forma de contextualização, uma síntese da história e dos objetivos de esta técnica, assim como a comparação das suas vantagens e inconvenientes em relação a outras técnicas. O formato do curso está pensado para que a aprendizagem do aluno seja eminentemente prática, focando-se o curso fundamentalmente na utilização de software libre e gratuito, sem esquecer outras ferramentas comerciais com as quais podem levar a cabo os seus projetos.




segunda-feira, 22 de setembro de 2014



Caros amigos, ainda se podem inscrever no curso Introdução á fotogrametria digital e a sua aplicação no Património” que se iniciará no próximo dia 30 de Setembro a sua 3ª edição em castelhano e simultâneamente a 1ª edição em português.
Neste curso introduziremos os alunos no domínio das técnicas fotogramétricas para obter modelos 3D que ajudem na documentação, análise e reconstrução de elementos patrimoniais, tanto arqueológicos como histórico-artísticos. Durante o curso abordaremos, como forma de contextualização, uma síntese da história e dos objetivos de esta técnica, assim como a comparação das suas vantagens e inconvenientes em relação a outras técnicas. O formato do curso está pensado para que a aprendizagem do aluno seja eminentemente prática, focando-se o curso fundamentalmente na utilização de software libre e gratuito, sem esquecer outras ferramentas comerciais com as quais podem levar a cabo os seus projetos.
Deste modo, são fornecidos conhecimentos básicos para que o aluno possa começar a explorar o uso desta técnica de forma científica abrindo-se um mundo de possibilidades na hora de levar a cabo a sua profissão e conseguindo assim umas capacidades tremendamente apreciadas na atualidade.

Mais info:

http://joaoribeiroarcheo3d.blogspot.pt/p/introducao-fotogrametria-digital-e-sua.html

INSCRIÇÃO:


(por motivos informáticos, a página da UBU em português ainda não está disponível, no entanto podem-se inscrever a partir da página castelhana.)